[SOLO/PORTUGUÊS]Seleção de Obras Poéticas, por Gregório de Matos (1636 - 1696)-Leni

Upcoming books being recorded by a solo reader
Post Reply
EvandroCunha

Post by EvandroCunha » April 17th, 2021, 5:17 pm

Seleção de Obras Poéticas, por Gregório de Matos (1636 - 1696)
Seleção de Obras poéticas de Gregório de Matos.
Gregório de Matos Guerra, alcunhado de Boca do Inferno ou Boca de Brasa, foi um advogado e poeta do Brasil Colônia. É considerado um dos maiores poetas do barroco em Portugal e no Brasil e o mais importante poeta satírico da literatura em língua portuguesa no período colonial. (Resumo escrito por )
Texto-fonte (leia apenas a partir deste texto!) https://digital.bbm.usp.br/view/?45000008657#page/8/mode/2up

Data de término do projeto: 2022-04-04

Nível de Revisão de Áudio: Padrão
Possíveis Revisores, por favor leiam o Guide for Proof-listeners.

IMPORTANTE - solista, por favor observe: com o intuito de limitar a quantidade de projetos incompletos (e, com isso, o número de arquivos em nosso servidor), nós pedimos que você poste uma mensagem pelo menos uma vez por mês, informando sobre o andamento do seu projeto, mesmo que você não tenha gravado nada. Se você não deixar nenhuma mensagem em seu projeto por três meses, o projeto será considerado órfão e reaberto como colaborativo assim que houver um coordenador disponível. Seus arquivos completados serão usados no projeto. Se você ainda não tiver gravado nenhuma seção, o projeto será removido do fórum (contate um administrador para recomeçá-lo).

Por favor, não descarregue arquivos pertencentes a projetos em andamento, exceto se você for o Coordenador do Projeto ou o Revisor de Áudio. Nossos servidores não estão preparados para lidar com grande volume de tráfego de dados. Por favor aguarde até que o projeto esteja completo. Obrigado!

Magic Window:

BC Admin
========================================

Especificações técnicas para gravações LibriVox: mono (1 canal), 44100 Hz sample rate, 128 kbps variação de bits constante MP3. Veja aqui os Tech Specs

Introdução da gravação:
Deixe entre 0.5 e 1 segundo de silêncio no início da gravação.

Para a primeira seção, diga:
"Seção # de Seleção de Obras Poéticas. Esta é uma gravação LibriVox. Todas as gravações LibriVox estão em domínio público. Para mais informações, ou para ser voluntário, por favor visite librivox.org." [Opcional: "Lido por seu nome."] "Seleção de Obras Poéticas, de Gregório de Matos. Título da Seção."
No segundo capítulo e todos os subsequentes, você pode usar uma versão abreviada da introdução:
"Seção # de Seleção de Obras Poéticas. Gregório de Matos. Esta gravação LibriVox está em domínio público." [Opcional: "Lido por seu nome."]"Título da Seção."
Fim da gravação:
Diga:
"Fim da seção #." [Opcional, e se não tiver sido dito na introdução: "Lido por seu nome, cidade, data."]
Se você estiver gravando a última seção do livro, acrescente:
"Fim de Seleção de Obras Poéticas, de Gregório de Matos."
Deixe 5 segundos de silêncio ao final de sua gravação.

Nome do arquivo: obraspoeticas_##_matos_128kb.mp3 onde ## é o número da seção. (e.g. obraspoeticas_01_matos_128kb.mp3)

Envie o arquivo através do LibriVox Uploader: https://librivox.org/login/uploader

Você deverá selecionar o MC: Leni

Copie e cole o link do arquivo gerado pelo uploader no campo Listen URL adequado no Section Compiler, insira a duração no campo de Notas, e deixe uma mensagem no tópico do projeto para que seu Revisor de Áudio e seu MC saibam que você acrescentou um arquivo. Você também pode postar o link no tópico.

rachelmoraes

Post by rachelmoraes » April 17th, 2021, 5:42 pm

Ei Evandro.

Você nem bem fez o template, nem tem o MC ainda e já estou aqui, pra pedir que se ainda não tiver ninguém como candidato a DPL, eu gostaria de me candidatar. A irreverência do Boca do Inferno me fascina. Creio que fascina a muita gente. Por isto, se já tiver candidato/a ao posto, vou sentir, mas vou entender.
Obrigada

Rachel 8-)

Leni
LibriVox Admin Team

Post by Leni » April 17th, 2021, 6:17 pm

Olá, Evandro e seja bem-vindo (de volta!)

Eu vou ser MC de seu projeto, e já temos revisora! Mas infelizmente, vamos precisar de outra fonte. O site do Domínio Público, apesar do nome, nos deixa vez ou outra em uma enrascada: ele não dá a data de origem do texto. E ainda que claro saibamos que Gregório viveu (se é que viveu, se é que ele que escreveu...) no século XVII, se um editor muda algo no texto, ele pode ter direitos autorais sobre a edição. E essa edição que você indicou tem esse problema: não dá a fonte dos poemas. Eles podem ter sido retirados de uma edição recente, cujo editor tenha direitos.

Felizmente Gregório é um autor bem popular, então não é difícil encontrar suas obras em edições mais antigas, que sejam 100% domínio público. Só para esclarecer, como nossos servidores são nos EUA, a obra usada tem que ser domínio público no país do leitor E nos EUA. Nesse caso, o autor tem que ser falecido há mais de 70 anos (legislação brasileira) e a obra tem que ser publicada antes de 1925 (legislação em vigor para o que nos interessa aqui nos EUA). Outra opção e a obra ter escrito claramente nela que aquela edição está em domínio público.

Em uma busca beeeeem rápida, achei esse volume aqui: https://digital.bbm.usp.br/view/?45000008657#page/8/mode/2up Mas certamente há outros pela internet. Como a sua intenção aqui é fazer uma seleção de obras, você pode escolher as que você quiser, e lê-las na ordem que preferir.

Vou colocar já no primeiro post meu nome, para que os demais MCs saibam que eu vou ajudar por aqui, até resolvermos esse detalhe da fonte.
Leni
=================
ONE section open at the Library of the World's Best Literature, volume 12!

EvandroCunha

Post by EvandroCunha » April 18th, 2021, 9:35 am

Oi Rachel, tudo bem?

Não, ainda não tem DPL e você é muito bem vinda.

Olá Leni, tudo bem?

Obrigado por me receberem de volta :)

Sobre a fonte, podemos mudar sim. Quem faz as alterações/correções no primeiro post, você ou eu? (Essa minha primeira vez por aqui ^^)

Pode ser gravado parcialmente? Poderíamos fazer 16 itens apenas como na primeira coleção que sugeri, mas daí pegaria na ordem da publicação que você encontrou, para facilitar caso queira dar sequência no futuro.

Seriam:

01- Aos Vicios - pg103
02 - Benze-se - pg 107
03 - Reprovações - pg 110
04 - Verdades - pg115
05 - Justiça - pg129
06 - Dialogo - pg 135
07 - Contra - pg 139
08 - A' gente da Bahia - pg 162
09 - Observações - pg 171
10 - A fome - pg 178
11 - Retrato - pg 182
12 - Milagres do Brazil - pg 188
13 - A um homem humilde - pg 190
14 - A uma briga - pg 194
15 - A prisão de duas mulatas - pg 198
16 - Epigramma - pg 201

*páginas do pdf

Leni
LibriVox Admin Team

Post by Leni » April 18th, 2021, 11:01 am

Oi, Evandro

Tanto eu como você podemos fazer as alterações no primeiro post. Como eu tenho que fazer para poder incluir sua janela, eu aproveito e faço logo, não se preocupe.

Quanto à ordem e leitura parcial - sim, em uma coletânea, você pode fazer como preferir, sem problema nenhum! Inclusive, até o momento da catalogação, quando o projeto é dado como terminado, você pode incluir ou excluir seções com facilidade. Uma vez porém considerado finalizado, aí é bem mais complicado para mudar qualquer coisa, e só mudamos quando há de fato algum problema ou erro. Mas até lá você pode mudar de ideia, que não é difícil alterar.

Pois bem, vou então abrir seu projeto, incluindo Rachel como revisora. Você vai ver que vai aparecer uma janela no primeiro post, que é a comunicação com nosso sistema interno de controle de projetos. Como este é um projeto solo, você mesmo é o coordenador do projeto, e terá acesso a esta janela, para manter os dados do seu projeto. Já já eu volto e abro outro post com os dados a respeito, para manter tudo separado. :)
Leni
=================

Leni
LibriVox Admin Team

Post by Leni » April 18th, 2021, 11:26 am

Muito bem, você tem uma janela, e acesso ao sistema do LibriVox como coordenador de projeto. Segue aqui um documento que te dá o passo a passo para fazer o login pela primeira vez, e fazer a senha do sistema. Observe que a senha do sistema NÃO é a mesma senha do fórum! https://docs.google.com/file/d/0BxWB83bbALTQYjlENGZ0SVJUWWs/edit

Depois que você fizer o login, você deve preencher a janela com os nomes dos poemas na ordem que você vai gravar (ou copiar e colar do post que você fez ali em cima :mrgreen: ). Os dados do catálogo são copiados direto da janela, por isso é importante que a janela esteja preenchida certinho como você quer que depois esteja disponível no final. Aí, conforme você for gravando, você vai preenchendo na janela os links. A sua revisora, Rachel, também tem acesso, e vai atualizando o status de PL. Tem um tutorial de preenchimento aqui: https://wiki.librivox.org/index.php/Soloists:_How_to_update_the_Magic_Window (temos em espanhol também, se você preferir: http://wiki.librivox.org/index.php/Solistas:_Como_actualizar_la_Ventanita_M%C3%A1gica).

Qualquer dúvida, ajuda etc, estou à disposição. Vou aguardar você dar o OK aqui de que tudo está bem, e aí este projeto migra para o fórum Going Solo, que é onde ficam os projetos solo em andamento. :D
Leni
=================

EvandroCunha

Post by EvandroCunha » April 18th, 2021, 12:20 pm

Perfeito Leni,

Muito obrigado.

Leni
LibriVox Admin Team

Post by Leni » April 19th, 2021, 4:43 pm

Movendo este projeto para a seção Going Solo.
Leni
=================

EvandroCunha

Post by EvandroCunha » May 3rd, 2021, 5:25 am

Bom dia!

Segue a seção #02

https://librivox.org/uploads/leni/obraspoeticas_02_matos_128kb.mp3

1m46s

Dúvidas sobre a magic window:
1 - coloquei o link do áudio no campo Listen URl, correto?
2 - o campo status devo alterar para Ready for PL?

Anjo Bento !!

EvandroCunha

Post by EvandroCunha » May 3rd, 2021, 8:23 am

Boa tarde :)

Segue a seção #01

3m07s

https://librivox.org/uploads/leni/obraspoeticas_01_matos_128kb.mp3

Haja Saúde!!

rachelmoraes

Post by rachelmoraes » May 3rd, 2021, 11:13 am

Olá Evandro.
Vamos primeiro às suas dúvidas:
EvandroCunha wrote:
May 3rd, 2021, 5:25 am

Dúvidas sobre a magic window:
1 - coloquei o link do áudio no campo Listen URl, correto?
2 - o campo status devo alterar para Ready for PL?
1 - sim, você cola o link para o áudio onde colou. Certíssimo
2 - Sim, você coloca "Ready for PL" ou as outras opções conforme o caso. Eu agora vou colocar, por exemplo, PL OK nas seções 1 e 2.

Agora, uma questão que você pulou, na MW: onde está "notes", ou seja, onde você colocou a página do livro onde está a seção, uma vez que você tenha o áudio já no link, lembre-se de acrescentar ali, no "notes", o tempo do áudio, OK?

E está tudo certo nos dois áudios, tanto seção 1, quanto a seção 2 - PL OK Anjo bento!

Vai ser um prazer ouvir as “loucuras” e imprecações do Boca do Inferno. De uma precisão mortal! :lol:

Rachel 8-)

EvandroCunha

Post by EvandroCunha » May 3rd, 2021, 11:36 am

rachelmoraes wrote:
May 3rd, 2021, 11:13 am
Agora, uma questão que você pulou, na MW: onde está "notes", ou seja, onde você colocou a página do livro onde está a seção, uma vez que você tenha o áudio já no link, lembre-se de acrescentar ali, no "notes", o tempo do áudio, OK?
Feito, obrigado.
rachelmoraes wrote:
May 3rd, 2021, 11:13 am
Vai ser um prazer ouvir as “loucuras” e imprecações do Boca do Inferno. De uma precisão mortal! :lol:
De uma atualidade difícil de admitir.

Leni
LibriVox Admin Team

Post by Leni » May 3rd, 2021, 6:44 pm

Rachel respondeu as dúvidas, então está tudo certo por aqui :wink:
Leni
=================

rachelmoraes

Post by rachelmoraes » May 3rd, 2021, 10:09 pm

Ei, Evandro.

Você se referiu à atualidade das críticas de Gregório de Matos. Poder é sempre poder, em qualquer tempo que seja, né? E os "gênios", ou loucos, como dizem, têm uma capacidade danada de tocar no ponto crucial. Acabei de gravar outro dos "loucos", Mário de Andrade. "O Rebanho" parece ter sido escrito para hoje :lol:

Rachel

Post Reply